Você sabia que a geração de energia com madeira também depende da utilização e bom funcionamento das turbinas a vapor?
Neste conteúdo preparado pelos profissionais da Wórtice, você vai entender melhor sobre esta relação e ainda conhecer o porquê a empresa é referência em turbinas a vapor para diversos setores da economia, como o da geração de energia com madeira.
A geração de energia com madeira é uma alternativa para as fontes tradicionais, geralmente fósseis com finitude e agressão ao meio ambiente. Usando a madeira ou os resíduos (cavacos e serragem) que se encontram em uma planta madeireira, os custos são menores, o impacto ambiental reduzido e a alta tecnologia empregada.
A madeira como matéria prima para geração de energia é tão largamente usada que, segundo apontam estudos, mais da metade da produção mundial de madeira vai para a combustão e consequente geração de energia.
Se formos observar no Brasil, este número é ainda maior: quase 70% de toda produção é destinada para a geração de energia com madeira.
Por isso, e cada vez mais, é preciso que toda uma cadeia seja desenvolvida para a geração de energia com madeira. A fim de contribuir com conhecimento, tecnologia e as melhores soluções, a Wórtice, empresa com profissionais com experiência de mais de 40 anos, também atua neste setor, colocando à disposição o seu departamento de Engenharia de Processos e Manutenção em turbinas a vapor para geração de energia com madeira.
Como já pudemos observar, a geração de energia com madeira é um assunto que ainda possui um campo extenso para ser explorado e desenvolvido. Quando aplicadas soluções tecnológicas adequadas, as plantas madeireiras podem tornar-se autossuficientes em geração de energia com madeira.
Mas como acontece a geração de energia com madeira? De uma maneira bem simples, a geração de energia com madeira utiliza os subprodutos deste material como fonte primária para queima.
O vapor oriundo deste processo de queima movimentará as turbinas a vapor presentes no complexo. E são elas, as turbinas a vapor, que transformarão, pelo seu movimento, a energia do vapor em energia elétrica.
Com o uso das soluções Wórtice em turbinas a vapor para geração de energia com madeira, é possível alcançar índices energéticos suficientes para o uso interno e também para a venda do excedente para as companhias que fornecem energia para as cidades, por exemplo.
A geração de energia com madeira requer um completo parque em que estejam presentes as turbinas a vapor. São elas as responsáveis por receber o vapor advindo da queima da madeira ou de seus resíduos, e transformá-lo em energia elétrica.
O vapor de alta pressão produzido na queima da madeira ou de seus resíduos movimenta os rotores das turbinas a vapor. Ao serem acionados, os rotores movimentam as palhetas que são instalados neles, sendo que o movimento destas geram energia cinética e, posteriormente, a energia mecânica.
Esta energia mecânica é convertida em energia elétrica que poderá ser usada pela própria indústria madeireira ou ser revendida para as companhias que abastecem cidades, parques industriais etc.
A Wórtice se especializou em turbinas a vapor com equipes altamente capacitadas, tecnologia e ampla sede. Nossas equipes de Engenharia de Processos e Manutenção são responsáveis por projetos personalizados com equipamentos, peças e componentes adequados para cada aplicação, como para a geração de energia com madeira.
Por isso, na hora de adquirir ou realizar manutenção em turbinas a vapor para geração de energia com madeira, as soluções Wórtice são as melhores do mercado.
Além de tudo isso, a Wórtice conta com diferenciais que a destaca no mercado, como:
Entre em contato agora mesmo com a Wórtice para conhecer mais sobre a empresa e como nossas soluções em turbinas a vapor podem ajudar no seu projeto ou na sua planta para geração de energia com madeira.