Você sabia que os créditos de carbono podem impulsionar a sustentabilidade empresarial?
Esses Créditos são certificados que representam a redução de uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) ou de outros gases de efeito estufa (GEE). Eles são gerados por projetos que reduzem ou evitam a emissão de GEE, como o reflorestamento, a geração de energia renovável e a eficiência energética.
Os créditos de carbono podem impulsionar a sustentabilidade empresarial e oferecem uma série de benefícios, incluindo:
Agora você já entende que créditos de carbono podem impulsionar a sustentabilidade empresarial, mas como fazer para implementar um programa deste na sua empresa? Para isso, é importante seguir alguns passos:
É fato, então, que os créditos de carbono podem impulsionar a sustentabilidade empresarial. No entanto, vamos apresentar um exemplo de sucesso de utilização deste programa.
Reportagem veiculada na Revista IstoÉ, em 28 de julho de 2023, disse que, em busca de ocupar esse novo mercado, organizações empresariais brasileiras como o Grupo Melhoramentos, Reservas Votorantim e a re.green, empresa de restauração florestal, estão investindo pesado na recuperação de áreas degradadas e no plantio de árvores.
A reportagem diz ainda que as empresas estão cada vez mais investindo em créditos de carbono “não somente para aumentar a cobertura florestal, mas também para obter créditos de carbono”. Em entrevista, Karin Neves, Diretora Jurídica, de Sustentabilidade e Pessoas da Melhoramentos, uma das empresas exemplo disso, disse que “se antes o reflorestamento era considerado apenas como uma ação sustentável e responsável no planeta, hoje além de contribuir para a regeneração de florestas, impactando positivamente o clima, abrem-se possibilidades de rentabilidade”.
Os créditos de carbono podem impulsionar a sustentabilidade empresarial de várias maneiras. Em primeiro lugar, permitem que as empresas compensem suas emissões de GEE, reduzindo sua pegada de carbono. Isso é importante porque as emissões de GEE são uma das principais causas das mudanças climáticas.
Em segundo lugar, os créditos de carbono podem apoiar projetos que promovem a sustentabilidade. Por exemplo, os créditos de carbono podem ser gerados por projetos de reflorestamento, geração de energia renovável e eficiência energética. Esses projetos ajudam a proteger o meio ambiente e a promover a sustentabilidade.
Em terceiro lugar, os créditos de carbono podem ajudar as empresas a reduzir seus custos. Por exemplo, ao optar por fontes de energia renovável, as empresas podem reduzir suas contas de energia. Isso pode levar a uma redução nos custos operacionais e, consequentemente, a um aumento da lucratividade.