Você já ouviu falar do cavaco de madeira?
Hoje em dia, as grandes plantações de eucalipto e pinus não se destinam mais apenas à indústria de papel e celulose, como era antigamente.
Grande parte dessas plantações são as chamadas “florestas energéticas”.
A florestas energéticas destinam-se à produção de energia elétrica através da utilização da madeira e dos resíduos florestais das árvores como combustível para a geração de energia.
E isto funciona da seguinte forma: após o tempo de crescimento adequado das árvores, ocorre a sua derrubada e a separação em toras, que são por sua vez picadas e transformadas em cavaco.
Devido ao seu alto poder calorífico, ou seja, a quantidade de energia liberada em sua queima, que, nesse caso, pode ser resumida em calor, o cavaco é utilizado como combustível nas fornalhas das caldeiras, que produzem vapor em alta pressão e temperatura, alimentando turbogeradores e produzindo energia elétrica de forma eficiente e com baixo custo operacional.
Este tipo de biomassa é cultivado em larga escala nas regiões sul e sudeste do Brasil, e contribui reduzindo a necessidade do desmatamento de florestas nativas, além de contribuir também com a geração de empregos e a diversificação das fontes energéticas locais.
Dessa forma, o cavaco de madeira se torna uma das fontes energéticas mais eficientes e baratas no momento para geração de energia.
As turbinas a vapor e as plantas termoelétricas da Wórtice, atendem com eficiência e baixo custo operacional a esta modalidade de geração de energia, apartir da queima do cavaco de madeira.
Ficou interessado no equipamento? Entre em contato conosco, ou solicite um estudo de viabilidade para a sua necessidade!